Tudo o que você precisa saber sobre a Taça Intertoto da UEFA

Tudo o que você precisa saber sobre a Taça Intertoto da UEFA

A Taça Intertoto da UEFA era uma competição realizada entre os clubes de futebol europeus. Inicialmente surgiu como uma disputa para as equipes que não conseguiram se classificar para as competições mais importantes da UEFA.

Entretanto, a partir de 1995 passou a servir como uma etapa classificatória para a Taça UEFA, a dar uma nova oportunidade às equipes que não tinham se classificado anteriormente. Apesar disso, sua última edição foi em 2008.

Tudo o que você precisa saber sobre a Taça Intertoto da UEFA

Regras da competição

Quando a competição passou a ser organizada pela UEFA em 1995, o formato era de uma fase de grupos e uma fase eliminatória. Para isso, as 60 equipes eram divididas em grupos de cinco. As 16 melhores equipes disputavam a fase eliminatória com dois jogos em cada etapa. Assim, haveriam dois campeões diferentes que se classificariam para a Copa da UEFA. Já em 1996 e 1997, apenas os 12 vencedores do grupo passavam a fase eliminatória, com agora três finalistas avançando. As nações receberam alocações de acordo com seus coeficientes da UEFA.

A fase de grupos foi encerrada no torneio de 1998, em que o torneio passou a ser eliminatório. Os clubes de países mais bem-sucedidos passaram a entrar em um estágio posterior. Esse acordo durou até 2005. A UEFA decidiu mudar o formato novamente em 2006. Desta forma, a competição passou a incluir 3 rodadas eliminatórias, com 11 vencedores progredindo para a Copa da UEFA. O clube que obtivesse a melhor colocação passaria então a ser o campeonato da Intertoto.

Campeões da Taça Intertoto UEFA

A quantidade de campeões desta taça estava a crescer ao longo do tempo. Chegou até mesmo a ter edições em que haviam 4 campeões diferentes. Entretanto, o último campeão a se consagrar foi o SC Braga em 2008.

É importante observar que de 1967 a 1994 não haviam campeões, já que as disputas eram apenas em seus grupos específicos.

[ninja_tables id=”357″]

Classificados para a Taça da UEFA

Depois das reformas da competição, os 11 vencedores das fases eliminatória da Taça Intertoto passaram a progredir para a Copa da UEFA. Em suas 3 últimas edições, estes foram os times:

[ninja_tables id=”358″]

Campeões da Taça Intertoto por país

Por ser uma competição realizada com países de toda a Europa, é normal esperar que haja um monopólio dos campeões ingleses e espanhóis. Entretanto, não foi isso que aconteceu durante boa parte da Taça Intertoto da UEFA.

O país que teve mais clubes vencedores foi, na verdade, a Checoslováquia seguida da Alemanha Ocidental.

[ninja_tables id=”359″]

Deixe um comentário